quarta-feira, 31 de dezembro de 2008

2000inove?


Diferentemente dos Estados Unidos que comemoram o Ano Novo, o Dia de Ação de Graças e o 4 de julho, no Brasil só temos uma queima de fogos e ainda assim como as chuvas de inverno: apenas em pontos isolados. Dizem que o maior Reveillon do mundo é o de Copacabana e somente na Rocinha há mais pipocos e rojões.
O ano de 2009 é o penúltimo da década - o que me provoca tremuliços - e promete ser o penúltimo de muita gente. Estima-se que a fome e o Fome Zero, a Suzana Vieira e Santa Catarina não existam até o fim da década se as coisas continuarem nesse pé. Prevê-se também que a Dutra desapareça, já que São Paulo e Rio crescerão tanto, impulsionados pelos shows da Madonna que eles se dêem às mãos finalmente, como na pintura de Michelangelo. A desvantagem é que um tiro disparado em Ipanema pode implicar numa bala perdida, tanto na Lapa de lá ou quanto na Lapa de cá.
É bem possível que o Ronaldinho marque gols, dissolvendo a crise econômica mundial, ao demonstrar o pleno trunfo dos cartolas do futebol brasileiro, o que significaria a valorização do Real frente ao Euro e uma pontada de inveja no real Madrid.
Provavelmente a China se torne a nação mais poderosa do mundo, ou pelo menos a mais poluidora, o que seria uma tragédia, não pela emissão mortal de carbono, mas pela falta de escolas de mandarim no mundo. O Obama falaria e ninguém o ouviria, e como seu antecessor, usaria de métodos mais hostis e bombásticos pra suprir sua carência, e não seria no Iraque. Acho que a Carla Bruni posa nua novamente, já que a França sempre foi liberal e lá o presidente come muito bem.
Mas antes, muito antes de tentar qualquer incursão na língua Chinesa, ou uma viagem proveitosa nos ensaios eróticos em francês será preciso reconquistar aquilo que pensávamos que tínhamos pleno domínio: o português. As novas regras ortográficas vêm para destituir nossa soberania como nação e quem sabe nossa tirania como brasileiros. Nunca mais estaremos convictos de um acento, da irmandande de dois “erres” ou da procedência de um hífen; salvo a crase, que se mantém intacta como a corrupção em Brasília. É a obsolência da Era da Imprensa, de Guttemberg, já que tudo o que se imprimiu até hoje será anulado e precisará ser reeditado, causando calos e tendinite nos letrados, de uma forma geral e a final aceitação que desconhecemos nosso idioma e somos um país de analfabetos. Talvez a Igreja intervenha e queime os livros de uma língua lusitana retrograda e profana junto com as bruxas. Talvez queimem só as bruxas e as profanas.
Por precaução, em 2009, guardarei meus versos arcaicos de Bilac e as fotos ousadas da Primeira Dama sob a cama.


P.S.: O Ano de 2008 foi do Escorpião e do Escorpião somente. Tatuado na barriga e no coração.

15 comentários:

Daniel Savio disse...

Hua, kkk, ha, ha, que salada de fruta você espera para 2009, heim menino.

Retribuindo a visita, sendo que além daquele blog, tenho outro na forma de diário.

Fica com Deus, menino.
Um abraço.

Anônimo disse...

Eu não gostei das novas regras, não facilita em nada a nossa vida, mas lá vamos nós reaprender um monte de coisinhas chatas.

Obrigada pela visita.
Um beijo e um Feliz 2000love pra você!!!!

Anônimo disse...

Oh, valeu pela visita.
Só faltou uma previsão para tornar 2009 um pouco melhor: fazer frio no inverno.

Damn

Vinícius Rodovalho disse...

Ah, o bom e velho Cronista! E humorista, pra aproveitar a rima. Fizeram falta, seus textos, durante o meu período de desleixo na Blogosfera. Mas já que 2009 está aí, prometo ter mais disciplina no novo blog.

Quanto ao texto: São janeiro ou Rio de Paulo, sei lá, logo estará formada. Concordo contigo e não desprezo o poder de Madona. Outro que não fica atrás é o Ronaldinho, Fenômeno, e eu não me atrevo a fazer piadinhas, chamá-lo de Fofômeno, ou coisa do tipo. Afinal, quem sabe ele faça o que Obama não poderá fazer. Yes, he can. Quanto ao presidente do Velho Mundo e a sua esposa, meus fotos de felicidade pública e privada. Em especial à esposa e à felicidade pública. Rs.

Bom 2000inove!

P.S.: Perdoe se faltou algum acento, hífen ou dígrafo. Rs.

Anônimo disse...

hahahaha... Tudo de bom!

Adorei essa parte "Dizem que o maior Reveillon do mundo é o de Copacabana e somente na Rocinha há mais pipocos e rojões."

Anônimo disse...

Muito bom seu espaço rapaz.
Gostei.
Previsões ein .. kkkk

Valeu pela visita,
passe mais vezes por lá, farei o mesmo.
Abraço.

Jaya Magalhães disse...

Adorei, adorei, adorei!

Marcio,

Que texto ótimo de ler. Recheado de uma ironia ácida e deliciosa. Por isso, digo sempre que você é meu cronista preferido.

"As novas regras ortográficas vêm para destituir nossa soberania como nação e quem sabe nossa tirania como brasileiros. Nunca mais estaremos convictos de um acento, da irmandande de dois “erres” ou da procedência de um hífen; salvo a crase, que se mantém intacta como a corrupção em Brasília."

Hahauhauahua.

ODEIO, isso. ¬¬ Mas tô aprendendo.

Feliz feliz todos os teus dias.

Beijos, querido.

Darshany L. disse...

tatuagem na barriga deve doer,

Rafael Vidal disse...

Ai eu pdoeria ir morar no Kansas e um dia ser atacado por um tornado e ganhar um all star vermelho novo. kkkkkkkkkkkkkk

Bruna disse...

Muito bom!

2000inove tá aí já!

Vamos ver no que dá...

Richard Aléxis disse...

É 2009 promete! É o primeiro ano da minha vida em que até os acentos mudaram huahauha

João Vitor disse...

texto finamente humorado, gostei muito. e as comparações então, nem se fala. quanto ao assuntos das regras ortográficas, tenho um post pra te recomendar a ler, se tiver interessado, http://requiem.love-drops.org abraço!

Flávia disse...

a Carla Bruni já mostrou o 'sarkozy' numa revista masculina?!

Nilson Barcelli disse...

As suas profecias para 2009, pelo menos algumas delas, são bem terríveis.
Do acordo ortográfico, penso que a maioria dos portugueses com opinião têm uma visão idêntica à dos brasileiros. Eu, até ver, vou escrevendo conforme aprendi e sei... para já não vou escrever fato, para não confundir facto com terno... mas talvez os ingleses façam também um acordo e escrevam fat em vez de fact... e as gordas agradecem a confusão... rsrs...
Obrigado pela sua visita, volte sempre.
Gostei do seu blogue e, embora longe... visitá-lo-ei sempre que possa.
Abraço.

Sabrina Davanzo disse...

É... vai ser um bom ano! rs