segunda-feira, 16 de abril de 2007

Ridicule!

Ontem um tiazinha caiu no ônibus. Era obesa e desengonçada.
Era um daqueles coletivos que tem vários degraus. É um sobe e desce infeliz até atingir a final da viagem. Parece um pista de motocross. A diferença é que na anedota de ontem a tiazinha não dirigia sobre duas rodas, mas se erguia em duas pernas, roliças.
Ridicule!
A infeliz prevendo a condenação e satirização geral, tratou de encomendar a culpa pra filha. Espraguejou a pobre da criança, que ao meu ver, inocente e perplexa, não entendeu nada.
Ridicule!
A mãe recompondo as banhas dispersas pelo chão, ajeitando o cabelo e recompondo seus brios, lascou um beliscão na filha, alfinetando: “não me empurre mais! Ande com calma, menina! Você nunca mais sairá de casa! Maldita”!
Ridicule!
Foi ai que a cena se complicou, a mãe prostrada, eloqüente; a filha, chorosa, reclamando inocência, e eu ao lado da confusão, sendo o candidato mais provável pra acudir a ambas.
Eu estava, nessa altura bem acomodado e distraído nas minhas amenidades diárias, pagando pra não sair do lugar. Confesso que ria. E ria disfarçadamente, ruminando aquela situação vexatória. A passageira me encarava, pedindo socorro. Ai ai ai !
Ridicule.
Ela se ergueu, altiva e determinada. Estava recomposta cheia de autocomiseração. Jogara a culpa do tropeço na criança, sacudira a poeira e dera volta por cima. A viagem prosseguia, o ônibus sacolejava e eu, sereno e tranqüilo, fiquei risonho e inerte ante a infâmia alheia de estrebuchar no ônibus.
Livre-me o destino disto!
Ridicule!
Ridicule!
Ridicule!

4 comentários:

Richard Aléxis disse...

O Cronista e suas histórias hein, que dó da mulher! Por que vc não foi ajudar ela? Que maldade..

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Olha essa sua cronica ficou muito legal, muito bem descrita e acima de tudo divertida...rsrsrs...é uma situação dificil, tadinha da menina, não entendeu nadinha!

Muito bacana!

Li disse...

Quando eu terminei o de ler o texto eu só consegui pensar que ainda bem que eu faço meu pilates duas vezes por semana, que aí eu desenvolvo o meu equilíbrio, emagreço e não corro o risco de no futuro ser uma gorda ridícula rolando num ônibus que mais parece uma pista de motocross!!!!
Gostei do seu blog!