sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

A procura da felicidade


Ontem fui assistir o filme "A procura da felicidade", com o Will Smith. O filme que lhe rendeu uma indicação ao Oscar, embora dificilmente ele consiga apropriar-se do prêmio.
O filme é bom. Confesso que se não tivesse vergonha e um pouco de comiseração própria, teria chorado.
A película conta a história fantástica e dramática de um pai desesperado que luta pela sobrevivência sua e de seu filho de 5 anos. E a busca árdua, mas constante, da felicidade.
A história feliz ou infelizmente me fez refletir.
Sai da sala escura direto para as luzes confortadoras do shopping, no qual me dava boas vindas ao mundo real. Estava feliz por, diferente do personagem, que chegou a dormir num albergue, eu poder fazer parte desse mundo iluminado. Estava feliz pelos rostos alegres e levianos das pessoas em volta, felizes por pertencerem ao mundo do capitalismo. Estava feliz pelas cores variadas expostas nos recantos das vitrines. Estava feliz pelos manequins.
Os manequins me deixam feliz. São seres imovéis e mudos. Mas perfeitamente agradáveis. Usam sempre o melhor do estilismo e sempre, sempre, sempre estão com a roupa certa. Na medida. São musculosos e sempre tem os glúteos em harmonia com as pernas; e as barrigas de acrilíco cinza, são sempre bem definidas. Muitos deles tem rostos. Outros tem o encanto sublime de poder ser algum humano, um rosto qualquer.
Os manequins pertencem a elite. Muitos nunca serão como manequins. Receio que eu seja um deles. Muitos nunca ficarão elegantes em roupas elegantes. Muitos não ficarão bonitos em roupas bonitas. Poucos conseguirão ser como manequins.

No filme há um final feliz - não vou contá-lo - mas no shopping o começo, o meio e o fim é esplendidamente feliz. A felicidade é pop, a felicidade vende.

Vendeu a mim. Embora previnido pelo meu amigo - e futuro marketeiro - Master, acabei vitimado pela técnica precisa de uma vendendora, que me fez comprar algo eu não precisava, simplesmente. Mas eu estava feliz.
Feliz pelo filme, feliz pelo shopping, pelos manequins.
Feliz pela compra.
Feliz!

Essa vai para a minha querida e rósea Ari.elle.

3 comentários:

Anônimo disse...

Obaaaaaaaa!!
Ganhei um post!!

\o/

Realmente esse filme foi uma lição e tanto de vida!!
Em breve posterei no meu flog sobre esse dia tb!!
É como vc falou... não tem molde de Oscar, mas não importa se ganhará... a mensagem maravilhosa do filme, definitivamente, foi passada!!

BjOOs

Richard Aléxis disse...

É né, tinha me esquecido desse seu vicio de compras... Cuidado hein, se não você poderá se tornar a minha próxima vítima hehehe

SHEEVR disse...

Artificialmente ou não, foste feliz por alguns momentos!