domingo, 28 de janeiro de 2007

Globeleza!



Os convivas tinham acabado de brindar o ano de 2007 que chegara fastidioso, sob bandeiras brancas e de paz. Pessoas na rua ainda recuperavam-se de suas ressacas. Multidões dispersavam-se nas ruas. Acabara a festa.
Acaba nada! Zirigindum! Logo cedo, de manhã, do primeiro dia do ano ouvia-se um ruído pelos cantos. Era o zirigindum da vinheta que anunciava o carnaval. E o povo, ainda digerindo os últimos vestígios da gula começava já a festejar a festa popular. Depois de tanta reza e solidariedade, era a hora da gandaia. Do ápice carnal! E as carnes expostas da Globeleza, que dançava, empolgante, no movimento faceiro que inspira o Carnaval, contagiava. Esse ano a dita parece-me estar mais intimamente participante. Não havia nada que lhe cobria parte alguma do corpo dançante. Zirigindum! Sua bunda nua e maquiada rebolava com vivacidade na tela da Tv, no meio desse povo. Zirigindum na Globeleza. Todo mundo gostou da mudança. Da novata. Boa moça. Espirituosa! Infelizmente, por mais que me esforçe ou atente à vinheta, não consigo lembrar-lhe o nome. Nem tampouco lhe recordo a face. O bumbum e o resto ficou na memória. "Se ninguém conhece seu rosto, mostremos o resto!" Desafio alguém que lhe saiba o nome!
Essa semana colocaram a Globeleza no intervalo da Xuxa. Zirigindum. Acho que pensaram: "Vamos aumentar o Ibope, vamos animar as crianças". Zirigindum. Pequenos seres, representação mais fiel da manifestação do clima festivo e brincadeiresco do Carnaval. Zirigindum. A Xuxa não rebola. Canta, mostra a cara, é loira e até tem programa na Tv. Já saiu, é fato, como destaque em algumas escolas sambistas. Mas era pra agradar o público infantil. As crianças gostam da música pegajoza. Da dança sensual. Da Portela. Carros alegóricos. Do carnaval. Da Globeleza! Zirigindum! Zirigindum!

2 comentários:

Richard Aléxis disse...

É sempre bom ver pessoas que escrevem melhor que a gente para vermos o quanto ainda podemos evoluir!
Parabéns pelo texto!

Anônimo disse...

Adorei o texto!
A questão do Carnaval sempre será questionável na minha cabeça.
Onde a cultura brasileira se encontra ao mostrarem bundas e peitos descobertos?!
É um absurdo censurar o ano inteiro e no Carnaval ser tudo liberado!
Qta hipocrisia meu Deus!!

Bem, vou ficando por aqui... quero ler os outros textos!!

Bjão
By Ternurinha