segunda-feira, 30 de junho de 2008

pipoca ou piruá?


A transformação do milho duro em pipoca macia é símbolo da grande transformação por que devem passar os homens.O milho de pipoca não é o que deve ser. Ele deve ser aquilo que acontece depois do estouro. O milho somos nós: duros, quebra-dentes, impróprios para comer. Mas a transformação só acontece pelo poder do fogo.Milho de pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho para sempre. Assim acontece com a gente.As grandes transformações acontecem quando passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito, a vida inteira. São pessoas de uma mesmice, uma dureza assombrosa. Só elas não percebem. Acham que o seu jeito de ser é o melhor jeito de ser.Mas, de repente, vem o fogo. O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos - Dor.

Pode ser o fogo de fora: perder um amor, um filho, um amigo ou o emprego. Pode ser o fogo de dentro: pânico, medo, ansiedade, depressão, doenças e sofrimentos cujas causas ignoramos. Há sempre o recurso do remédio, uma maneira de apagar o fogo.Sem fogo, o sofrimento diminui. E com isso a possibilidade da grande transformação.Imagino que o milho dentro da panela, ficando cada vez mais quente, pensa que a sua hora chegou: vai morrer.Dentro de sua casca dura, fechada em si mesmo, ele não consegue imaginar destino diferente.Não pode imaginar a transformação que está sendo preparada. O milho não imagina aquilo de que ele é capaz.

Aí, sem aviso prévio, pelo poder do fogo, a grande transformação acontece: BUM!E ele aparece completamente diferente, como nunca havia sonhado. Piruá é o milho que se recusa a estourar.São aquelas pessoas que, por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar. Elas acham que não pode existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem. A sua presunção e o medo são a dura casca que não estoura. O destino delas é triste.Ficarão duras a vida inteira. Não vão se transformar na flor branca e macia. Não vão dar alegria para ninguém.Terminado o estouro alegre da pipoca, no fundo da panela ficam os piruás que não servem para nada. Seu destino é o lixo.


E você, o que é?Uma pipoca estourada ou um piruá ?

15 comentários:

T disse...


adorei o modo sui generis que você
comparou o homo sapiens com pipoca, sérião.
Eu quero ser uma pipoca estourada, mas as vezes sinto que sou um piruá (nem sabia q isso tinha nome)..ai elaie, vida minha viu...rs


fica bem :*

Dauri Batisti disse...

Essa omparação ficou muito legal. Comparar as pessoas com milho foi demais. Parabéns.

Beijo.

Daiane Thomé disse...

vc deveria ser escritor cara.
=D

sou como uma pipoca =D

Bel disse...

Recebi este texto do Namorado semana passada... queria saber quem é o autor.
Bjo!

Anônimo disse...

Meu pai me disse uma vez: "É melhor nos forjarmos no fogo das dificuldades".
Melhor ser pipoca estourada. Ótimo texto.
Bom começo de semana.
Abs

Jaya Magalhães disse...

Às vezes, nessa idéia de pipoca estourada, fico pensando em como queria ser piruá. Rs. Aí depois passa, e graças a Deus fico contente em me notar pipoca.

Acabou ficando engraçada a analogia. De uma criatividade imensa, rapaz!

:)

Beijocas.

P.S.: "Férias", sim. Mas te espiarei sempre que possível.

Olirum disse...

perfeita comparação, os problemas, as situações difíceis nos dão amadurecimento, alguns sabem aproveitar e outros não, esses outros viram as infelizes piruás.

Parabéns pelo texto.

vamso nos linkar?

Camila disse...

PIPOCAAAAAAA
Com certeza, antes sofrer um pouco com a trasformação à ser a mesma coisa sempre sem evolução!
Beijo
=)

Anônimo disse...

Tá vendo? Este rapaz não é só um corpinho bonito! Tem muita cuca no lance!!! Bjs amigo ;)

Unknown disse...

Eu? Haha. Em primeiro lugar, sinto-me feliz em mais um ser neste universo em que vivemos ter ido ao meu mundo um tanto quanto "ambíguo". Mas quem não se acha uma ambigüidade de vez em quando?

Eu? Eu sou uma pipoca e um piruá. Uhum. Achei de lindo o seu texto, de uma interpretação Plutãonesca! Muitas pessoas, inclusive os próprios escritores, são as duas personagens da panela. Vivemos em transformação a cada segundo, meu caro.

Adorei!

Um abraço e muitos pensamentos queridos para você.

Até mais.
=)

Mile Corrêa disse...

Legal o texto!
Sinto-me por inteiro uma
pipoquinha estourada, alegre
e saltitante! :D
:*

Anônimo disse...

Se temos que passar pelo fogo, que viremos pipoca pois!


=*

Richard Aléxis disse...

Wow, pra mim é seu melhor texto! O dia que vc quiser para de projetar vai ficar rico com livros!

Parabéns.

Allan disse...

Eu gosto de comer os milhos que não estouram... Eles ficam molinhos...

Anônimo disse...

o que eu estava procurando, obrigado