domingo, 9 de dezembro de 2007

Chácara!


Uma das mais complexas estruturas da sociedade moderna são as chácaras de fim de semana. São enormes áreas cobertas de um verde artificial, variando de gramados entre traves e begônias que remontam algum remoto passado edênico. São construídas enormes banheiras, chamadas piscinas; quadras de variados esportes, tantos quanto numa Olimpíada na França. São erigidos quiosques e saunas; vestiários e casarios para se livrar de todos os insetos que devoram os hóspedes nesse exterior paradisíaco.
São sugeridos iminentes e repetidos churrascos. Assam-se toneladas de carne recém descongeladas; a fim de entreter os homens presentes numa sugestiva confraternização em volta da fumaça. Litros de cerveja são consumidos, acrescendo piadas e barrigas nessas rodas viris. Os outros, crianças, noras, algumas espécies de cunhados, mulheres diversas e outros convidados menos íntimos, entretêm-se com centenas de engradados de refrigerante, muitas vezes sem gás.
São sempre indicados esportes, atividades, gincanas ou dezenas de meditações russas. Após uma semana intensa por trás de gravatas e de faróis indesejáveis, cariocas, paulistanos e toda espécie de desafortunados, têm a oportunidade de exercitar os flácidos e alvos corpos, sempre com contusão. Um Paulão sempre inventa um inédito salto mortal na piscina e acaba morto. As crianças choram pelo sangue derramado e a proibição do acesso ao nado.
A casa, como se costuma chamar, relembrando o passado colonial e a época áurea do café, faz com que todos se sintam no conforto do lar, mesmo que provincial, com senzala, cobras exóticas, lareiras esquecidas e latrinas coletivas. Dorme-se centenas de familiares num mesmo dormitório, congregando roncos, sussurros e nomes feios.
Ninguém liga pra monotonia, pra inércia, pra sabatina de um fim de semana tranquilo na chácara. O importante é levar criames de alface e rúcula para se gabar na vizinhança ou uma vermelhidão cancerígena na pele para frustrar seu chefe que insinua comentários. Gangrena, torções, ressaca e a fatídica gastura da carne mal passada misturada com cerveja quente; tudo o que pode ser facilmente tratado na glória da Cidade Grande, que ainda lhe dá cinco dias úteis para você se recuperar para os próximos dois inúteis seguintes.

9 comentários:

Vinícius Rodovalho disse...

Huahua... Se meu professor de biologia lesse isso, diria de cara:
"Que coisa de poooobre!"

E que trágico fim para Paulão e as crianças. Mais ainda para as crianças, não?

Rs. Bom texto. Como sempre, um sarcasmo cômico em alta. E qualidade literária, é claro.

(Marta Selva) disse...

tudo que eu queria era uma chacara pra descansar..:/

Jaya Magalhães disse...

Aqui fiquei me perguntando se você recusaria um convite para ir à Chácara. Rs.

Eu gostei da forma como o texto foi construído. A crítica.

Beijos.
=*

Ana Nogueira Fernandes disse...

Que lugar legal.
0 desconforto, amigos, pouca roupa...
Aqui em Manaus o lugar é Presidente Figueiredo (que não é em Manaus.. é Presidente Figueiredo!). Tem cachoeira e é perto!

Anônimo disse...

Sem contar as maravilhosas Festas de Final de Ano "da firma", onde você tem que aguentar seu chefe bêbado e a secretária dando vexame, é jogo duro.

Bel disse...

Eu conheço a situação... tirando a cerveja, que lá todo mundo é evangélico. Mas passei 15 anos da minha vida indo de férias para a casa dos ex-sogros, que é uma chácara dessas, a 10 Km de Recife. E, garanto, não é coisa de pooooobre, não. A chácara é chiquérrima, e eles MORAM lá, compraram com a grana que saiu da aposentadoria dele.
Mas vou te contar, odeeeeeio aquilo ali, odeeeeeeeeio estar fora da cidade e não ser numa praia, e odeeeeeeio as confusões que geralmente acontecem.
E se algum dos ex-parentes ler isso aqui eu tô ferrada!!!

Silêncio de Chumbo disse...

chácara eh bom....
pegar um tempinho com os amigos fazer um churrascão....

ou mesmo pra fugir de todo mundo....

AB disse...

Você escreve melhor a cada post, CRONISTA!!! Feliz tudo, meu querido!!!

Anônimo disse...

Chácara só é legal entre amigos...porque como "convidado distante" é muito chato!!

=**