segunda-feira, 14 de maio de 2007

Beleza Interior


O que importa é a beleza interior, ouvi reiteradas vezes. Também repeti muitas outras na vã tentativa de dar crédito ao dito. De fato, o que vale é o exterior. Mas não sou quem o digo.
Garotas ignoram garotos feios, e garotos disputam garotas bonitas. É uma lei. Pessoas de melhor aparência ganham mais e estão em melhores cargos. Os belos recheiam novelas, filmes, e comerciais de todo tipo, dificilmente indivíduos dos subúrbios fora dos padrões sociais são vistos na mídia. “Agora não, Márcio” - é o chavão quando desponta algum feio no programa da Record. E é fácil de descobrir a razão.
A indústria da beleza sobrevive da depressão das pessoas. Gordura, magreza, estrias, nariz grande, rugas, espinhas, celulite são crimes imperdoáveis no padrão estético imperativo. Negras tem de alisar os cabelos; magras tem de turbinar os peitos e homens tem de bombar na academia. São horas infindáveis sob o sol e dias inteiros malhando. Apresentadoras e atrizes tem de se submeter as mais engenhosas cirúrgias pra corrigir a ação implacável do tempo. Todas querem a boca da Angelina Jolie, o nariz da Nicole Kidman e o bumbum da Juliana Paes.
Todos querem parecer outra pessoa. Os feios sobram nas festas, nas baladas são alvos de piadas, são desprezados no shopping. Só serão amados se tiverem rostos e corpos como os da revista. “Emagreça em 5 dias; queime gorduras; depile-se; alise, retire; ponha” é a ordem geral.
Aqueles que não desencanam ou desistem vivem amargurados esperando o dia que serão como os ídolos. A feiúra é um castigo! – pensam. As belas são temas de poema, de música. São fotografadas, pintadas em quadros e se tornam capas de revista. Não sobra espaço aos feios. É a maldição dos genes. Conheci gente que se matou por causa de uns culotes, calos, cabelo armado e dedos tortos.
Talvez ainda lancem um creme, um aparelho, dieta ou método que tornem todos em deuses, modelos. Enquanto isso, é viver lamentando-se. Pois, como dizem, me perdoem os feios, mas beleza é fundamental.

5 comentários:

Richard Aléxis disse...

Humm,profundo não, ainda bem que eu não me preocupo com isso! Meu amor próprio supera essas imposições bobas.

Li disse...

Faz já uns dias que eu passo aqui pra comentar mas acabo não sabendo o que dizer, então deixo pra outro dia...

É que eu acho que a sociedade, a massa, se preocupa com isso, mas as pessoas, os indivíduos, nem tanto... É uma idéia meio complexa mesmo... Mas um dia eu faço um post sobre isso (porque blogueiros fazem posts, se fosse o Fidel, faria um discurso!).

Beijo!

Flávio Voight disse...

Beleza não é fundamental... se você for rico.

Primeira vez no teu blog.

AB disse...

"Conheci gente que se matou por causa de uns culotes, calos, cabelo armado e dedos tortos." É sério isso? Há pessoas tão vazias assim, capazes de morrer por tão pouco????

Anônimo disse...

Beleza não é tudo, mas é somente o que as pessoas enxergam.
Gostei muito desse post.
Beijos ;*